Explorando a Suíça em um mês

Em julho fazemos um ano de Suíça. Nesse 11 meses e 10 dias até que passeamos bem, ainda mais se considerar nossas limitações de tempo e dinheiro. Estivemos em 12 dos 26 cantões que compõem o país, e já passeamos pelas principais cidades: Zurich, Basel, Lausanne, Lucerna e Genebra. Também nos aventuramos por algumas montanhas e lagos, mas esse país é enorme e tem muito a oferecer, e o que vimos é muito pouco. 

Pois bem. Dado esse panorama, e as férias de 6 semanas de Mati que começaram segunda-feira, resolvemos comemorar nosso um ano de Suíça explorando-a ao máximo. Fizemos um GA (General Abonnement), que é um passe que dá direito a toda rede de transporte público nacional: ônibus, trens, trams, barcos, ferries, etc - e com ele pretendemos tirar vantagem do território reduzido da Suíça e também da posição centralizada de Berna. Faremos muitas day trips (alias, já começamos hoje), pretendemos fazer alguns hikings, nadar em todos os lagos em que for possível, e curtir muito esse verão e esse país. O GA pode ser feito anual ou mensalmente - e por ora, claro, fizemos somente para o mês de julho.

Alias, quem um dia quiser passear pela Suíça sem lenço e sem documento, saiba que não precisa de um mês não. Em 4, 5 ou 7 dias é possível fazer muita coisa por aqui, ver paisagens diferentes, contrastantes, ouvir línguas e dialetos, comer variadas cozinhas e se encantar. E pra isso, no mesmo esquema que o GA, existe o Swiss Pass - da acesso a tudo, mas você pode fazer por períodos menores (3, 4, 8 e 15 dias), conforme sua conveniência. Vale a pena dar uma fuçada e ver o que vale a pena - ainda mais porque o transporte público na Suíça, o que tem de eficiente, tem de caro. Então, se a ideia é montar base num lugar e fazer day trips, o Swiss Pass vale super a pena. 

Enfim, acho que esse mês vai dar muito material aqui pro blog - tanto pelo potencial turístico da nossa empreitada, como por estarmos aprofundando nosso conhecimento no país em que escolhemos viver. Em breve, muita Suíça por aqui!

14 comentários:

  1. Nossa, que demais Gabi!! Nada melhor do que conhecer o máximo do país onde moramos. Sim, a Suíça tem um território reduzido, mas é cada lugar bonito e diferente que aparece... eu mesmo já conhecendo bastante daqui sempre me surpreendo com algum lugar novo que aparece. Boas férias pra vocês!!
    ps: GA é o meu sonho de consumo! hahahaha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Suíça tem uma variedade incrível de paisagens, e devo dizer que só a primeira semana já valeu o plano inteiro. E sim, um GAzão do ano todo também é meu sonho de consumo haha. Quem sabe um dia! Beijos

      Excluir
  2. Eba!! Vai sempre super legal te acompanhar!! Como eu disse antes, nós vamos acampar em Lavertezzo e estou contando os dias para conhecer esse país tão montanhudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh esses dias andei vendo fotos de Lavertezzo e é lindo demais por lá. Fica em Ticino, que está nos nossos planos para o fim do mês :)

      Excluir
  3. Nossa GAbi como assim que ja tem um ano que voce ta na Suica?!...rsrs...o tempo passa muito rapido parece que foi ontem que voce escreveu sobre a mudanca ainda em SP...Boas ferias e aproveite o verao =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado que pra mim parece que to aqui já faz 5 anos hahaha.. aconteceu tanta coisa, que é inacreditável que tenha passado só um ano rs. Beijos!

      Excluir
  4. Nooooossa, ja vai fazer um ano?! Cara, que absurdo! Esse tempo passa muito rapido! Vou amar acompanhar as fotos, os posts, todas as informacoes pra ja ir entrando no clima pra quando estiver por ai em Outubro. Muito legal voces quererem explorar a Suica assim, de verdade! <3 Amo! ps.: estou num laptop irlandes, logo, no acentos, sorry!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim parece que faz muito mais haha... Mas sim, ao mesmo tempo passou muito rápido mesmo.
      E está sendo o máximo. Até agora foram só 4 dias, mas dias maravilhosos. Hoje vamos jajá para outra aventura!

      Excluir
  5. Fiquei de boca aberta agora, 1 ano? Parece que não faz muito tempo que estávamos em SP tomando uma cervejinha e vc me contando sobre as coisas da nova mudança. Como o tempo voa, socorro!
    E com certeza comemorar 1 assim será incrível, já to aqui doida pra ler mais dessas aventuras aí nesse país lindo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, verdade.. nos encontramos nos meus últimos dias em SP, e já faz um ano menina. Vou tentar postar do primeiro dia hoje a noite.. são tantas coisas, que se começar a demorar muito vou me perder nas lembranças hahaha. Beijos!

      Excluir
  6. Parabéns pelo um ano, Gabi! O primeiro ano acho que é o mais intenso de todos, é novidade todo dia. Acompanhei pelo Stories os lugares lindos por onde vc passou. Fico muito feliz de ter conhecido um pouquinho da Suíça e ter passado um dia com você. Que país bonito viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi tudo tão lindo. Preciso criar vergonha na cara e postar mais aqui das coisas que vi. Foi surra de stories, mas acho que vale muito o registro permanente aqui. E eu que adorei te conhecer, Ale. Adoro nossos papos pelo whatsa, adorei tudo. Já estou aqui na expectativa que sua próxima parada é aqui hahaha. Beijos!

      Excluir
  7. Olá Gabi,
    Suas fotos estão lindas com ótimos textos!
    Beijos, Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Follow @ Instagram

Back to Top