From Rome, with love











Os favoritos da favorita: Viena

Eu já tinha sido alertada de que Viena era apaixonante, mas confesso que fui sem muitas expectativas, e acabei arrebata todinha. Chegamos em Viena por volta do meio dia, tivemos um atraso no check in, e saímos para explorar a cidade já passava das quatro da tarde. Ainda assim, terminei minha primeira noite apaixonada, planejando quando nos mudaríamos para lá rs. Viena é uma autêntica grande cidade européia: tem toda a estrutura de cidade grande, mas charme de cidade pequena. Tem construções lindas para onde quer que você olhe: é sério, o olho não da conta de processar todas as lindezas que você vê enfileiradas em Viena. Tem um ar elegante que dói. Fina, e não fresca, sabe? Não há pretensão em Viena, mas há uma elegância absurda. E cultura... a cidade respira cultura, e talvez por isso mesmo seja tão elegante. Passamos três dias andando muito, comendo bolos maravilhosos, observando os muitíssimo bem vestidos locais, aproveitando o sol delícia que deu as caras, e imaginando nossa vida na Áustria rs. E seguem aqui meus favoritos ;) 

Cafés - e os bolos
Viena tem uma versão aprimorada dos já maravilhosos cafés de Praga. Eles são ainda maiores, e até por isso, mais imponentes. Fomos ao Café Central, Café Prückel, Café Sperl e Café Sacher. Meu favorito, sem dúvidas, foi o Café Central, um ambiente lindíssimo, e com uns bolos maravilhosos. Alias, recomendo muito a Frühlings Torte, ou Torta Primavera, um bolo maravilhoso de ruibarbo. Foi o melhor bolo que comi em Viena, e olha que eu comi muito bolo por lá rs. As pessoas vão aos cafés para tomar o café da manhã, ou almoçar, ou tomar um chá, e aproveitam para ler jornal, para botar a conversa em dia, eu achei a coisa mais maravilhosa essa pequena indulgência do dia em lugares tão lindos.
Frühlings Torte
Ambiente do Café Central
Strudel <3
E a tal da Sacher Torte
O Beijo
Nosso primeiro programa em Viena foi ir ao Belvedere, um museu que fica num palácio muito do bonito. A arquitetura é suntuosa, e na frente tem um jardimzão que deve ficar lindo quando florido. Pagamos 15 euros para ver somente uma parte do museu, que abriga a coleção permanente, pois chegamos lá faltando somente 2 horas pra fechar. Ainda assim, deu pra ficar bem impactado, pois a coleção é cheia de nomão, como Renoir, Van Gogh, etc. Agora a estrela mesmo é O Beijo, The Kiss, do austríaco Gustav Klimt. Acho que é um dos quadros mais bonitos que eu já vi na minha vida. É um óleo sobre tela, cheio de texturas, fios dourados, expressividade, sei lá... eu não sou muito artística, e nunca tinha ficado tão absorvida por uma pintura. Alias, tão absorvida que não tirei foto rs.  Recomendo.


Naschmarkt
Um mercadão de rua que acontece nos sábados pela manhã. O lugar em si é bem lindo, um largo numa grande avenida, bem gostoso. E tem um mercado de pulgas, onde é possível encontrar de tudo e mais um pouco, depois uma feirinha cheia das tranqueiras falsificadas, e por fim, o verdadeiro Naschmarkt, uma sequência de barracas e restaurantes vendendo todo tipo de comida, tudo bonito, cheiroso, e suponho eu, delicioso. Passamos horas entre fuçar os usados do mercado de pulgas, e petiscar com drinks no Naschmarkt.





Meu primeiro flashmob
Estamos lá aproveitando o sol, deitados numas "espreguiçadeiras" bem modernas no Museum Quartier, quando começo a ouvir uma música, e ao olhar em volta, estamos no meio de um flashmob de salsa. Eu sei que flashmob não está mais na moda hahaha.. mas a verdade é que eu nunca tinha visto um assim, real, acontecer bem na minha frente. Alias, à minha volta. E melhor de tudo: foi um bom! As pessoas dançavam muito bonitinhas, e era muita gente coordenadinha. Adorei!

Pessoas vestidas a caráter
Já tinha visto em Munich e achado um barato. A real é que em alguns lugares, as roupas típicas não ficaram no passado, e não se resumem somente à festas típicas. As pessoas realmente usam os trajes em situações quase comuns. Não sei o quanto isso ocorre em Viena, mas marido já morou nos arredores de Salzburg, e disse que é normal mesmo, pessoa viver a vida trajando lederhosen, aquele shortinho de couro típico da região rs. E como estávamos em Viena num fim de semana muito do ensolarado, e rolando a festa da primavera na frente da Prefeitura, o povo estava a toda. Adorei!


Beleza everywhere
Em todas as fotos acima é possível ver que o pano de fundo é beleza. As construções todas são lindas, a arquitetura de Viena é toda linda, e é impossível não andar pela cidade embasbacado. E por isso, o que eu mais gostei foi andar, observar, babar, sentar no sol e observar mais um pouco. Beleza em Viena é o que não falta!








Como vamos?

Estamos em maio, o quinto mês do ano, e por mais que eu não queira cair no lugar comum, a verdade é que... o tempo ta voando. Abril foi um mês muito legal, que começou com viagem, teve aniversário meu, aniversário de casamento, dias quentes de primavera, fim de semana na montanha, encontros com amigos, e mais um monte de coisas gostosas, além de infinitos dias comuns, em que acordei, tomei café, limpei a casa, reclamei da vida e fui dormir rs. 
Mas resolvi que estava na hora de olhar para as metas do ano e ver onde estou, pois estou de boa de chegar em outubro desesperada para fazer o ano acontecer rs. E como estamos?

- Ler mais livros? Vai indo muito bem, obrigada. Mês cinco, e estou lendo o 12o livro do ano; 

- Ver mais filmes? Meio caído, confesso. Mas fui no cinema depois de ano, assisti Lady Bird, adorei. 

- Usar menos o celular? Fail. 

- Tirar o Telc para B2? Estamos empacadas. Dei uma pausa no curso bem no meio do B2 porque estava difícil de acompanhar, e estou focando em praticar. Tenho uma parceira de Tandem, nos encontramos uma vez por semana. Tenho tentado usar alemão onde for possível, para ver se eu dou uma evoluída e retorno para as aulas. 

- Conhecer os 6 cantões faltantes da Suíça? Nenhum cantão adicionado, infelizmente :( 

- voltar a Berlim? Ainda nos planos, mas nada concreto :( 

- Cozinhar mais coisas diferentes? Sem falsa modéstia, ando arrasando nesse aspecto. Adicionei uma rotina de fazer menu da semana. Todo domingo sento, olho para os cadernos de receita, e faço o menu da semana. Isso tem me ajudado a variar na cozinha :) 

- Cuidados com a pele? Apesar de simples, tenho uma rotina estabelecida, e estou indo bem. Considero um item que vem sido cumprido :D

- Advento de Natal? Grazadeus ainda não chegou a época, e espero que demore a chegar hahaha.. ainda tenho um verão pra aproveitar, credo!

- Aprender a costurar? Fadado a ser o grande fracasso dessa lista. 

Ps - Tem dois itens, que são arrumar emprego e dar cabo da cidadania italiana, que estão ligados ao visto que devo receber em julho. Oremos. Alias, suponho que arrumar um emprego também vai me ajudar a ficar mais longe do celular rs... ou seja, saindo esse visto posso resolver muitas pendências dessa lista hahaha.

Fico com a impressão que estou sucedendo nas coisas que são hábitos a ser cultivados (como ler livros, cuidar da pele, cozinhar, etc) e pendurada nas coisas que dependem mais de planejamento, como viagens. Mas acho que não há necessidade de stress hahaha.. ainda tenho tempo para dar um jeito nessa lista! 

E deixo aqui alguns registros dos últimos 30 dias <3 
Drinks e presentes <3
Cafezim com as amigas 
Primeiro look primaveril do ano :D
Os cactos todos bronzeando
Festa- e cores - da primavera
Primeiro dia de sol na beira do rio <3
E os dias rosas que vem com o calor 

Favoritos de Praga

A primeira vez que estive em Praga, em janeiro de 2011, me ative a turistar bastante. Passei um bom tempo contemplando o relógio, sentada na Charles Bridge, etc. E foi ótimo. Porque agora eu quis voltar pra não ter que fazer nada disso. Queríamos que a maior parte das nossas férias de Spring Break fosse justamente numa cidade agradável que a gente já conhecesse e não tivesse nenhum compromisso com "to do". E foi assim que escolhemos Praga. É claro que passamos por todos esses pontos (e fica a dica, o relógio está em reforma e não é possível vê-lo, somente um vídeo que deixou a turistada bem puta rs), mas não gastamos muito tempo não. Focamos em andar sem foco, sentar em parques, aproveitar os cafés, tomar sol e cerveja, ler livro e comemorar meu aniversário com champagne e bolo <3 Por isso, deixo aqui os meus favoritos desses dias de dolce far niente em Praga:

Cafés
Fiquei encantada com os cafés em Praga. Sério! Um lugar mais imponente que o outro, todos lindos, com uma elegância antiga, lindo demais. Dava vontade até de estar bem vestida para sentar à mesa e tomar um belo café comendo bolo! Fui ler depois que essa cultura dos "cafés" é bem forte no leste europeu como um todo, e os de Praga são bem famosos e "chiques"(com aspas, porque não são pretensiosos). Seja para tomar um café da manhã, almoçar, ou tomar um chá da tarde. Eu amei! Fomos ao Café Louvre, ao Grand Café Orient (lindo e no meio da cidade <3), Café Montmartre (que tem uma pegada diferente desses outros, menos luxuosa, mais casa da vovó, delícia igual), e o melhor de todos: Café Savoy. Se tiver que escolher só um, vai nele. A apresentação é tão linda, o ambiente glamouroso, serviço impecável! Sério, se joguem nos cafés, que o dia já começa feliz.
Grand Café Orient
A mesa elegante do Café Savoy
Aniversariando no Café Montmartre
Olha esse ambiente <3
Parque Letná
Antigamente havia uma estátua imensa de Stalin, que foi demolida em 1962, quando Nikita Krushev expôs as atrocidades cometidas por ele. No lugar da estátua, há algumas décadas foi construído um metrônomo, que é possível de ver lá da cidade. No entorno, um belíssimo parque! Ficamos um bom tempo fazendo people watching, vendo a cidade lá de cima, aproveitando o sol de primavera que começou a dar as caras. Gostei muito! Cada parte do caminho oferece uma vista mais linda que a outra da cidade, e o verde em volta, as flores das árvores, ajudam a esquecer as subidas rs.
O metronomo
A vista
E o parque

Biblioteca Nacional
Existe uma biblioteca famosa em Praga, que é bem linda, a Klementium. Só que não é possível visita-la (pelo menos não estava aberta quando fomos). Mas logo ao lado, existe a Biblioteca Nacional, que não é tão glamourosa, mas é muito linda. Pagamos algo que convertendo dava 50 centavos de franco para entrar, e nos deparamos com um ambiente muito, muito lindo. Recomendo!
A biblioteca é simples porém bem bonita por dentro...

Mas olha esse páteo <3
E eu lendo no meu kindle pra iphone (baixem gente, faz milagre e você lê em qualquer lugar, até em Praga haha)
A beira do rio
É, sem dúvida, a vista mais bonita de Praga. Olhar da cidade e ver as pontes, o castelo de fundo, é realmente incrível. Praga é uma cidade encantadora, absurdamente fotogênica, saída diretamente de um conto de fadas, e o Rio Vltava é um responsável direto por esse clima todo. Mas além disso, um dos momentos mais gostosos da viagem foi quando, por conta do maior solão e temperatura agradável que eu ganhei de aniversário, a cidade inteira foi pra beira d'água. Todo mundo sentando na beira do rio, tomando uma cervejinha, curtindo a vista e a companhia. Eu não podia ter pedido nada mais!



32 com carinha de 23 hahaha
Andar, andar e andar
Os dias ensolarados que pegamos por lá acabaram me tirando qualquer vontade de museu. Eu só queria ficar olhando pros prédios, pras ruelas, pro charme daquela cidade. Praga é um desbunde! Eu queria olhar pra ela até cansar. Spoiler: não cansei. Mas aconselho que, estando na cidade nos meses mais quentes, se programe para gastar um dia lá meio atoa, sem ter planos, sem ter compromissos turísticos, só andando e admirando. Praga merece, e você também :)






Follow @ Instagram

Back to Top